Mensagens

A mostrar mensagens de maio, 2021

MELHORES PERCURSOS DA SERRA DA ESTRELA!

Imagem
Local emblemático da Serra da Estrela, os Cântaros Para hoje selecionei o que são para mim os melhores percursos que podem fazer no Parque Natural da Serra da Estrela. ROTA DA GARGANTA DE LORIGA Percurso linear com início na Torre que percorre o Vale Glaciar de Loriga, composto por uma sucessão de Covões, aqui somos surpreendidos por um ambiente puro de montanha  Chegando ao final, a Loriga, é obrigatória uma visita a praia fluvial da Ribeira de Loriga. Rota da Garganta de Loriga ROTA DO GLACIAR DO ZÊZERE A Rota do Glaciar percorre um dos mais emblemáticos locais do Parque Natural da Serra da Estrela. Com início na Torre e final em Manteigas, ficará certamente guardado na memória para sempre! Rota do Glaciar ROTA DO JAVALI E POÇO DO INFERNO Percurso circular com início em Manteigas, com uma extensão de 13 quilómetros.  O caminhante é surpreendido pelo belíssimo bosque do Vale de Leandres, chegando ao Poço do Inferno, percorremos esta pequena Rota, terminando o percurso com uma...

PASSADIÇOS DO PAIVA, PERFEITOS PARA MOMENTOS EM FAMÍLIA!

Imagem
  Passadiços do Paiva, Arouca, Portugal O Arouca Geopark, Património Geológico da Humanidade, tem muito para oferecer aos amantes da Natureza, território que guardo no coração, pelos bons momentos que me tem proporcionado. É neste território que estão inseridos os Passadiços do Paiva, um percurso linear de 8km em passadiço de madeira a serpentear árvores e rochas, sempre ao longo da margem esquerda do Paiva, considerado o rio mais selvagem de Portugal, perfeito para descidas de Rafting. Os Passadiços do Paiva proporcionam um passeio em família para recordar para sempre, rodeado de paisagens de beleza incomparável, com muitas zonas de sombra. Iniciei na praia fluvial de Areinho, iniciando aqui o percurso não apresenta dificuldades, o que permite apreciar a paisagem sem esforço. Fiz uma pausa prolongada no meio do percurso, na praia fluvial do Vau e terminei na praia fluvial de Espiunca. As praias apresentam excelentes serviços, local de merenda, WC’s, nas extremidades existem cafés ...

ROTA DO CARVÃO, UM TESOURO!

Imagem
Rota do Carvão, Serra da Estrela, Portugal É sempre com grande entusiasmo que recordo a Serra da Estrela. Hoje venho dar a conhecer a Rota do Carvão (PR4 MTG), um percurso circular com início em Manteigas com 20km de extensão, aqui sente-se a montanha no seu estado mais puro, de dificuldade desafiante, mas a beleza da paisagem compensa todo o esforço.  Ao longo do percurso encontramos majestosas esculturas rochosas: a Fraga da Cruz, o Fragão do Corvo e a Pedra Sobreposta, mas não fica por aqui, neste percurso a Natureza é generosa e surpreende a cada instante. Podemos contemplar uma enorme variedade de vegetação e fauna, a presença de Floresta de Folhosas, somos ainda brindados com locais como as Penhas Douradas, uma aldeia de montanha de beleza singular, o Vale das Éguas, o espelho de água do Vale do Rossim, a Nave da Mestre e a incrível panorâmica para o Vale Glaciar do Zêzere. São 20km tão extraordinários que sempre que regresso à Rota do Carvão, ganho anos de vida!  

DRAVE, A ALDEIA MÁGICA!

Imagem
Aldeia de Drave, Arouca, Portugal Há muito que desejava conhecer a aldeia mágica, finalmente esse dia chegou e Drave superou todas as expectativas, o acesso faça-se a caminhar iniciando na aldeia de Regoufe. Drave é uma aldeia desabitada e genuína, a maioria das habitações estão abandonadas, mas isso não lhe retira o encanto.  As casas de xisto, rodeadas de árvores, onde o verde é uma constante, transformam Drave num lugar agradável nos dias quentes em conjunto com o riacho que atravessa a aldeia com as suas águas cristalinas.  Enquanto estive em Drave senti-me especial, existe harmonia entre a Natureza e as habitações. Espero voltar, mas desta vez para pernoitar em tenda, todo o tempo em Drave sabe a pouco!  

ROTA DO GLACIAR, A ROTA QUE DEIXA SAUDADE!

Imagem
Vale Glaciar do Zêzere, Serra da Estrela, Portugal A Rota do Glaciar (PR6 MTG), na Serra da Estrela, é um percurso linear com uma extensão de 17,2 Km, com início na Torre terminando na Vila de Manteigas. O Vale Glaciar do Zêzere, é uma obra prima, vale em forma de U formado pela passagem do Glaciar é de uma riqueza paisagística inestimável, riquíssimo! Ao percorrer a Rota os pontos mais emblemáticos, a não perder são: A Nave de Santo António com os seus prados de montanha. O Covão d`Ámetade com o seu bosque de Vidoeiros, o rio Zêzere, lugar perfeito para um piquenique em família, um verdadeiro paraíso! Outros pontos, a Senhora da Boa Estrela, o Covão do Boi, o Covão da Mulher, os majestosos Cântaros e o Rio Zêzere que nos faz companhia durante bastante tempo. Existem outros pontos de interesse mas estes são os que mais significam para mim, onde o prazer de apreciar a montanha é infinito, onde posso passar horas ou dias!  

TORRE, O TOPO DE PORTUGAL CONTINENTAL!

Imagem
  Rota da Garganta de Loriga, Serra da Estrela, Portugal Não me canso de visitar a Serra da Estrela, o topo de Portugal Continental encontra-se aqui, na Torre.  Deste ponto (Torre) a vista alcança o infinito, desde a Serra da Boa Viagem em Buarcos, do Marão em Trás-os-Montes, à Serra de Portalegre no Alentejo, até à Serra de Gredos em Espanha. A panorâmica que se alcança é motivo suficiente para visitar a Torre, mas a Serra da Estrela tem tesouros escondidos, na Torre tem início o percurso Rota da Garganta de Loriga. Este é um vale glaciar com 11 quilómetros de extensão de beleza inigualável, ficará certamente surpreendido com a beleza do vale. Chegando a Loriga, ponto final da Rota, não podemos deixar de visitar a praia fluvial da Ribeira de Loriga, com as suas cascatas de água cristalinas, um dos ex-líbris da Serra da Estrela. A Serra da Estrela aguarda a sua visita!

PICOS DA EUROPA

Imagem
Picos da Europa, Espanha Os Picos da Europa são um cenário maravilhoso para montanhismo, um dos Parques Naturais mais emblemáticos da Europa. Sem dúvida uma experiência inesquecível, trilhos que nos marcam com as suas paisagens montanhosas e prados infinitamente verdes. Durante cinco dias percorri a pé trilhos avassaladores, como a subida ao Collado Jermoso, a aldeia de Bulnes ou o imponente Naranjo de Bulnes. Jamais esquecerei os Picos, espero voltar, que seja um até breve!

SERRA DA FREITA, A ENCANTADA!

Imagem
  Mizarela, Serra da Freita, Portugal Passei três dias na Serra da Freita, duas noites no Parque de Campismo do Merujal, o Parque revelou ser o lugar perfeito para percorrer a Freita. Comecei com o percurso pedestre designado PR7, que nos leva a Frecha da Mizarela, uma imponente cascata, uma das maiores quedas de água da Europa. Prossegui e visitei as Pedras Parideiras e Pedras Broas, um do geossítio mais emblemático do Arouca Geopark. A Serra da Freita revelou paisagens de cortar a respiração!