Aldeia da Cabeça, Seia, Serra da Estrela Visitei a Cabeça, a Aldeia Natal mais ecológica do país! São os habitantes que transformam a aldeia com decoração proveniente de desbaste da floresta, o que a torna original e em harmonia com o verdadeiro espírito do Natal. A Cabeça é uma lindíssima aldeia, com o seu casario em xisto, situado no topo de um cabeço justifica uma visita, mas para mim a principal atração é percorrer a Rota dos Socalcos (PR3 SEI) com início na aldeia. Percurso pedestre circular, com aproximadamente três quilômetros, percorrendo um vale verdejante onde sobressaem os socalcos. O percurso tem a sua beleza e encanto, um dos troços acompanha a Ribeira de Loriga com as suas águas límpidas, uma experiência inesquecível! Ao longo do percurso temos a presença de vegetação diversa, várias espécies arbustivas que o tornam num passeio fascinante! Cabeça, a Aldeia mais genuína deste Natal! Merece a sua visita!
Trilho da Preguiça, próximo da Vila do Gerês, Gerês Visitei o Gerês, como esperado as paisagens são magníficas, os seus belíssimos bosques, as suas montanhas, tudo em seu redor não cessa de nos surpreender. No Gerês a natureza aproxima-se da perfeição, especialmente um dos seus percursos pedestres, o Trilho da Preguiça e a Mata de Albergaria. O Trilho da Preguiça localiza-se próximo da Vila do Gerês, apenas pecando por ser um percurso pouco extenso, percurso circular com apenas quatro quilômetros, mas muito intenso. Fazendo o Trilho da Preguiça podemos desfrutar de um belo bosque de folhosas, constituído principalmente por carvalhos, duas belíssimas cascatas, a cascata de Leonte e a da Laja, um abrigo ancestral de pastor e o Mirador da Preguiça com vista panorâmica sobre o vale do Rio Gerês, tudo condimentos para uma experiência inesquecível. Trilho da Preguiça, um percurso a não perder!
Passadiços do Mondego, com início na Barragem do Caldeirão Fiz um pequeno troço dos Passadiços do Mondego, localizados próximo da cidade da Guarda. Os Passadiços do Mondego quando estiverem terminados (hoje, 11 de Dezembro de 2021 ainda não estão concluídos) são um percurso com cerca de 12 km ao longo do Rio Mondego e dois afluentes, o Ribeiro do Barrocal e a Ribeira do Caldeirão. Iniciei na Barragem do Caldeirão e gostei do que senti, apesar de ser um troço com muitas escadas a paisagem compensa o esforço, podemos desfrutar dum belíssimo bosque, a frescura da Ribeira do Caldeirão e com a extraordinária cascata do Caldeirão, uma queda de água gigantesca. Foi um passeio agradável, tendo gostado muito deste troço da Barragem do Caldeirão, o contacto com a natureza é uma constante, intenso e relaxante! Os Passadiços do Mondego esperam por si! ACTUALIZAÇÃO: os Passadiços estão em pleno funcionamento, mais informação neste link, Passadiços do Mondego, o novo ex-líbris da região!
Comentários
Enviar um comentário