DE VIDE À TORRE EM DOIS DIAS

Levada de Loriga, Serra da Estrela. Foto de ©Henrique Fernandes

Mais uma atividade com o grupo de amigos do Clube Montanhismo da Guarda, com momentos e paisagens inesquecíveis, no Parque Natural da Serra da Estrela.

Foi um percurso de dois dias, começamos o primeiro dia em Vide e terminamos em Loriga, onde pernoitamos, neste dia percorremos 17 quilômetros. A paisagem é dominada por bosques, onde persistem núcleos de azinheiras, azereiros, azevinho, pinhal, matos e campos agrícolas. O percurso segue em veredas antigas quase sempre acompanhado por levadas de rega.

Como referido, iniciamos em Vide, (na Igreja Matriz) uma aldeia lindíssima de xisto e de ardósia, logo entramos na levada um pouco à frente, onde prosseguimos até à aldeia de Muro. Entre Muro e a próxima aldeia, Casal do Rei, a atenção tem que ser redobrada pois a levada tem pequenos troços sem margem, mas existe a alternativa de fazer esse troço por estrada. Chegado a Casal do Rei, outra aldeia de xisto extremamente bonita, com uma reserva botânica, seguimos para a aldeia seguinte Cabeça, continuando na levada. Na Cabeça fizemos um desvio, saíndo da levada para passar no interior da aldeia, a Cabeça vale sempre uma visita. Visita feita à Cabeça entramos novamente na levada que nos levou a Loriga onde nos esperava mais belíssimos socalcos.

No dia seguinte fizemos a Garganta de Loriga, que faz a ligação entre a Vila de Loriga e o Planalto Superior da Serra (Torre), percurso com aproximadamente 11 quilômetros. A Garganta de Loriga faz-se por trilho de pastor, uma paisagem marcada, em quase toda a sua extensão, por vestígios glaciários característicos da última glaciação. No percurso, existem uma sucessão de quatro depressões designadas por covões, da Areia, do Meio e do Boieiro, que albergam um conjunto de espécies de fauna e flora raras e exclusivas dos ambientes de montanha. 

Terminamos assim a nossa jornada com chave de ouro, não fosse a Garganta de Loriga mais um vale lindíssimo que tem a Serra da Estrela!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CABEÇA, A ALDEIA NATAL!

FUTURO PASSADIÇOS DO MONDEGO

GERÊS, VIVER UM SONHO!