COMEÇAR 2026 NA SERRA DA ESTRELA

 

Serra da Estrela
Relativamente próximo na Nave da Mestra, Serra da Estrela


Estamos no início do ano de 2026 e marquei duas vezes o ponto na Serra da Estrela, começo assim o ano da melhor maneira!

Este inverno a Serra da Estrela já esteve coberta de neve, mas não tive oportunidade de visitar. Quando visitei ainda encontrei neve gelada em quantidade numa parte do percurso, na base do lado norte do Cântaro Magro. Iniciei o percurso no Covão d'Ametade, segui em direcção ao Covão Cimeiro, sempre em trilho de pé posto, chegado lá, contornei a base do Cântaro Magro do lado norte, encontrei condições invernais de uma autêntica Montanha, parei ao encontrar a estrada de alcatrão que liga à Torre. Para o regresso segui a Rota do Glaciar (PR6MTG), que liga Torre a Manteigas, percorri assim o Trilho do Major, Nave de Santo António e menos de nada estava no Covão d'Ametade!

Falta referir que tive a companhia do Rui Ribeiro, guardo sempre boas recordações das nossas aventuras!


Nova visita para fazer a Travessia do Maciço Central, desta vez com o Clube Montanhismo da Guarda. 

A Travessia não é um percurso oficial, mas o percurso está bem pisado, reconhecendo-se bem. É um percurso linear com início nas Penhas Douradas, passando em: Vale das Éguas - Curral do Martins - Nave da Mestra - Barros Vermelhos - Cume. Terminamos na estrada que liga Torre a Seia, que passa relativamente perto do Cume.

Fizemos uma paragem prolongada na Nave da Mestra, lugar obrigatório, até esse ponto tivemos bom tempo, mas com aproximação ao final apanhamos chuviscos e algum vento, mas a Montanha é mesmo assim, o tempo é imprevisível, mas nem assim o gosto de caminhar na Montanha é menor!

Mais um boa recordação passado na Montanha, que esses dias se multipliquem em 2026!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

CABEÇA, A ALDEIA NATAL!

FUTURO PASSADIÇOS DO MONDEGO

GERÊS, VIVER UM SONHO!